• Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

©Gazzalle Arquitetura. Por Booom Criative

CAU-PR A74350-0

Buscar

CASA CONTAINER É SUSTENTABILIDADE

Atualizado: 18 de Dez de 2018

#casacontainer #arquiteturasustentável #arquitetocwb #arquitetocuritiba





Em geral, seu uso comercial no transporte internacional é limitado entre sete e dez anos. Após esse prazo, os containers são descartados em locais próximos às zonas portuárias, expostos às intempéries e contínuo desgaste. São feitos em aço corten e podem ser tratados e reutilizados, mas esses procedimentos não são usuais, pois é mais barato comprar um container chinês novo do que recondicionar os antigos. Residências, edifícios comerciais e residenciais, e até mesmo hotéis, feitos através da reutilização de containeres, são encontrados em países como a Inglaterra e a Holanda.

Além de aproveitar material nobre descartado, o uso de contêiner gera economia de recursos naturais que não foram utilizados para a estrutura da casa, como areia, tijolo, cimento, água, ferro etc. Isso significa uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais.

O peso leve da estrutura metálica possibilita o uso de sapatas isoladas, sem uso de armação ou ferragens. Paredes e forros em drywall combinados com o uso de lã de PET e de rocha contribuíram para menor quantidade de entulho na obra, uso de materiais recicláveis, e melhor desempenho termoacústico.

Uma casa container não se limita aos containers. Se optar pelo Container Dry, será preciso investir em revestimento (térmico e acústico), por isso seu valor inicial é menor. Já o Reefer, muito embora mais caro, já vem com o isolamento térmico e acústico de fábrica, o que diminui o trabalho a ser realizado nele. Se o intuito é manter o aspecto interior do container, o Reefer é a melhor opção, pois o Dry, após o isolamente, precisa receber algum material de acabamento, como gesso. Se, ao contrário, o intuito for esconder o container, ambos admitem qualquer tipo de revestimento.

A reutilização de materiais para estrutura da casa contêineres marítimos em desuso, tem por princípio aproveitar material nobre descartado, o uso de contêiner gera economia de recursos naturais que não foram utilizados para a estrutura da casa, como areia, tijolo, cimento, água, ferro etc. Isso significa uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais.

O respeito ao perfil do terreno é mais economia e rapidez na terraplanagem. O projeto tem que prever suave terraplanagem do terreno, utilizando sistema de compensação entre corte (50cm) e aterro (até 80cm), para deixar um único platô quase em sua cota original. Em pouco tempo os serviços de terraplanagem e limpeza do terreno podem ser totalmente concluidos. A impermeabilização máxima de 15% do terreno preserva o solo e lençol freático. Ao respeitar ao máximo o relevo natural do terreno, evitam-se interferências no solo e no lençol freático, pois mais de 85% do terreno fica permeável, contribuindo para absorção da água das chuvas. A economia na fundação e redução no uso de materiais. O peso leve da estrutura metálica possibilitou o uso de sapatas isoladas, pequenas e rasas, e sem uso de armação ou ferragens, além do reaproveitamento de peças metálicas, garimpadas em ferro velho, tais como vigas e perfis.

A preservação das árvores no terreno e projeto paisagístico para ajudar no sombreamento da construção e amenizar o calor excessivo é muito bem vindo, incluindo o reuso de água da chuva. Precisa ser captada pela cobertura, armazenada e filtrada em reservatório próprio, para uso na irrigação do jardim, limpeza externa, lavagem de carro e máquina de lavar roupa.

A ventilação cruzada nos ambientes deve ser através de janelas e aberturas para evitar o uso de ar condicionado, um dos grandes consumidores de energia elétrica. O telhado verde é parte da cobertura com vegetação para auxiliar no isolamento térmico do contêiner. Para este fim existem as telhas térmicas tipo sanduíche de poliuretano para melhor desempenho térmico da moradia; na cor branca para refletir os raios solares e contribuir para a diminuição de temperatura do microclima local. Isso tudo implementa a eficiência energética, o uso de iluminação em Leds e fluorescente.

A composição das paredes e forros em drywall contribuirão para menor quantidade de entulho na obra, uso de materiais recicláveis, e melhor desempenho termoacústico. Elas podem ser revestidas com o uso de lã de PET, isolante térmico feito à base de garrafas PET. Pintura ecológica: tintas à base de água, sem cheiro, com baixa taxa de COV- Compostos Orgânicos Voláteis.

Referências

https://gizmodo.com/shipping-container-offices-are-right-at-home-on-an-indu-1718707385

https://sustentarqui.com.br/dicas/construcao-em-conteiner/

https://sustentarqui.com.br/produtos/ecofossa/

https://sustentarqui.com.br/produtos/agua-potavel-atraves-ar/

https://sustentarqui.com.br/construcao/3-casas-brasileiras-sustentaveis/

http://cobraclog.com.br/saiba-mais/o-container

https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-o-painel-solar-fotovoltaico.html

https://minhacasacontainer.com/2014/06/30/quanto-custa-uma-casa-container/

http://www.bemparana.com.br/noticia/243448/curitiba-inaugura-hoje-a-1a-casa-container-de-alto-padrao

http://www.ecocontainer.com.br/doacoes/

http://www.multicontainer.com.br/

http://www.oceanocontainers.com.br/?gclid=EAIaIQobChMIxqG1i4KV2gIVRYCRCh0mQgI5EAMYASAAEgK0HPD_BwE

file:///H:/4%20-%20P%C3%93S%20A.S.%20PUC-PR/TCC/LEVANTAMENTO%20DE%20MATERIAL/1282-5730-1-PB.pdf

http://casacompletaimoveis.com.br/constru%C3%A7%C3%A3o-alto-padr%C3%A3o

https://minhacasacontainer.com/2014/09/24/bti-brasil-conteineres-casas-container-para-todo-o-brasil/

https://www.campograndenews.com.br/lado-b/arquitetura-23-08-2011-08/casa-por-rs-80-mil-entregue-em-45-dias-usa-estrutura-de-container

https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Casas/noticia/2017/01/casal-vive-em-casa-feita-com-containers-ha-6-anos.html

http://www.limaonagua.com.br/casa/15-lindas-casas-feitas-com-containers-reciclados/

https://decorandotudo.org/casa/casa-container/

9 visualizações