Buscar

CONSTRUÇÕES CONTAINER #2

Atualizado: 18 de Dez de 2018

#container #construçõesecologicas #construção





O CONTAINER

Até pouco tempo containers não eram considerados lugares divertidos ou interessantes para se conviver. De fato, mesmo com a matéria prima limpa e tratada quimicamente para receber todos os adereços e implementações, ainda assim o container não parece muito atrativo. Porém, após manipulado e concluído, o container se destaca pelo potencial de infraestrutura e flexibilidade de combinações que se pode compor a partir de duas unidades.

Os contêineres de transporte são utilizados e reutilizados de várias formas comerciais e residenciais assiduamente na última década. Em todo o mundo, as caixas humildes e resistentes estão sendo transformadas em todo tipo de espaço “descolado” e moderno, desde o passeio de lojas de café até casas elegantes. Essas caixas de metal possuem um design atraente que se encaixa perfeitamente em todos os setores que o ser humano costuma usar para viver e conviver, trabalhar, morar e sociabilizar. O contêiner (também container ou contentor) é uma caixa, feita em aço, alumínio ou fibra, muito bem estruturada para resistir ao uso constante de transporte de mercadorias de diversos tipos. É resistente a chuva, incêndio e outras intempéries.

A vida útil do contêiner para o mercado náutico é de aproximadamente 8 anos tendo uma vida real de 100 anos, o que geraria uma média de 92 anos de “inutilidade forçada”.

Dois tipos de contêineres podem ser usados para construção: O contêiner marítimo comum, feito de aço corten, muito resiste à corrosão, mas com deficiente isolamento térmico e acústico. O outro tipo é o container reefer, usado para transportar carga congelada, mais caro, mas com melhor isolamento. Há um número enorme de contêineres vazios ao redor do mundo, apenas ocupando espaço nos portos. Uma das razões para isso é que é muito caro para reenviar os recipientes vazios de volta para sua origem, na maioria dos casos, é mais Obarato comprar novos contêineres da Ásia. O resultado é um excedente de contêineres sem função que podem se transformar em uma casa, escritório, escola, estúdio, abrigos de emergência e etc.

O Brasil, por ter ratificado a proposta da International Standards Organization (ISO), para normalização técnica dos containers, fundamentou toda a sua regulamentação, tanto para o uso como para a construção desses cofres no nosso País, baseando-se naquela diretriz. Essa regulamentação é controlada pelos órgãos Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que é um órgão técnico da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio.

O sistema proposto pela ISO é modular, ou seja, os containers formam unidades que se encaixam perfeitamente, ocupando os espaços de forma racional, tanto nos veículos como nos pátios ou armazéns. As dimensões altura (8 pés) e largura (8 pés) são sempre invariáveis (N.E.: na época da redação original deste texto começavam a ser padronizados os contêineres extra-altos, com altura de 8 ½ pés), sendo que o comprimento varia, dependendo do módulo. A unidade modular é o container de 20 pés de comprimento, sendo daí tirados os outros módulos. Esse sistema é dividido em dois grupos, propostos dessa forma a fim de atender ao transporte das mais variadas mercadorias.

O container de 10 pés é também conhecido como baby container. No Brasil, os módulos mais conhecidos são os de 10, 20 e 40 pés. Note-se que a capacidade gravimétrica indicada é bruta, ou seja, inclui a tara do container; para sabermos o peso útil da carga que o container pode suportar, necessitamos subtrair a sua tara, a qual varia em função do tipo do container, ou melhor, do tipo do material empregado na fabricação do mesmo. Ex.: existem containers com as laterais de aço, alumínio, madeira (plywood) etc.



Imagem: https://www.bigboxcontainers.co.za/blog/container-coffee-shops-around-world

Referências:

https://gizmodo.com/shipping-container-offices-are-right-at-home-on-an-indu-1718707385

https://sustentarqui.com.br/dicas/construcao-em-conteiner/

https://sustentarqui.com.br/produtos/ecofossa/

https://sustentarqui.com.br/produtos/agua-potavel-atraves-ar/

https://sustentarqui.com.br/construcao/3-casas-brasileiras-sustentaveis/

http://cobraclog.com.br/saiba-mais/o-container

https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-o-painel-solar-fotovoltaico.html

https://minhacasacontainer.com/2014/06/30/quanto-custa-uma-casa-container/

http://www.bemparana.com.br/noticia/243448/curitiba-inaugura-hoje-a-1a-casa-container-de-alto-padrao

http://www.ecocontainer.com.br/doacoes/

http://www.multicontainer.com.br/

http://www.oceanocontainers.com.br/?gclid=EAIaIQobChMIxqG1i4KV2gIVRYCRCh0mQgI5EAMYASAAEgK0HPD_BwE

file:///H:/4%20-%20P%C3%93S%20A.S.%20PUC-PR/TCC/LEVANTAMENTO%20DE%20MATERIAL/1282-5730-1-PB.pdf

http://casacompletaimoveis.com.br/constru%C3%A7%C3%A3o-alto-padr%C3%A3o

https://minhacasacontainer.com/2014/09/24/bti-brasil-conteineres-casas-container-para-todo-o-brasil/

https://www.campograndenews.com.br/lado-b/arquitetura-23-08-2011-08/casa-por-rs-80-mil-entregue-em-45-dias-usa-estrutura-de-container

https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Casas/noticia/2017/01/casal-vive-em-casa-feita-com-containers-ha-6-anos.html

http://www.limaonagua.com.br/casa/15-lindas-casas-feitas-com-containers-reciclados/

https://decorandotudo.org/casa/casa-container/

📷

0 visualização
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

©Gazzalle Arquitetura. Por Booom Criative

CAU-PR A74350-0