Buscar

CUSTO BENEFÍCIO DE CASAS MODULARES DE MÉDIO E ALTO PADRÃO EM CONTAINER #1

Por Leonardo Gazzalle

#container #construção #casasmodulares


O ícone do transporte naval, agora também da construção civil sustentável promove arte, moradia, comércio, instalações provisórias e atrai usuários preocupados com o planeta. O container atrai pessoas de todas as idades classes sociais e por este motivo se transformou em referencial da construção sustentável e é muito aderente para ser utilizado com muita versatilidade em várias áreas residenciais e comerciais.

O sistema construtivo que está em análise tem grandes possibilidades de ser instalado e equipado com as novas tecnologias sustentáveis como sistema de aquecimento de água, sistema de placas solares para geração de energia, sistemas de captação de água pluvial, sistemas de reuso de águas cinza, utilização de energia passiva, ventilação e conforto térmico constante, à prova de mofo, à prova de fogo e à prova de insetos. Além do que eles podem ser instalados em quase todo tipo de inclinação do terreno, sob várias condições climáticas e receber o conforto ambiental interior e exterior, sem agredir o meio onde for inserido.

Por essas e tantas outras razões que esta opção de construção limpa e seca se torna ideal para a todos os interessados em habitar bem, com custos reduzidos e praticidade. As vantagens em função do menor tempo de produção e de uso de energia, proporcionará mais facilmente e condição de ter uma casa montada a partir da base de container aplicando todos os recursos sustentáveis evolvidos neste sistema.

Na observação das tendências e necessidades do mercado, foi desenvolvido projetos especiais sustentáveis utilizando o container como objeto primário na composição arquitetônica. As principais vantagens da utilização de containers são a mobilidade, rapidez da obra, redução de custos, além de ser resistente a intempéries e à ação do tempo, quando tratados com mecanismos e produtos de proteção adequados.

Muitos containers são encontrados sem utilização, em depósitos dos portos e beiras de rodovias, amassados, avariados, faltando vedação e com a pintura desgastada. Estes são alguns dos problemas que estas estruturas metálicas encontram ao ficarem abandonadas e sem uso o que causa poluição visual e física para estes locais de descarte. Deixado de lado pelas exigências e normas navais, os containers encontram na criatividade de profissionais que se especializaram em atender e trabalhar este tipo de material, o esforço para transformar as caixas metálicas em novas moradias que muitas pessoas poderiam se beneficiar.

O que se tem notado, é que não apenas arquitetos, designers ou projetistas estão se dando conta do potencial arquitetônico do container, como pessoas comuns que, devido a sua modularidade e resistência ímpar, permite uma enorme gama de revestimentos internos e externos. Os containers podem ser um importante dispositivo que proporciona conforto e custo baixo para construções híbridas.

Existem muitos exemplos de projetos que utilizam container, desde uma única unidade para estação temporária num parque, passando por casas permanentes de baixo, médio e alto padrão, continuando até grandes salões de exposições e complementos de plataformas de petróleo. Tudo isso serve para se observar a enorme versatilidade do material e sua aplicação no cotidiano de todos sem agredir ainda mais a natureza.

É preciso aliar as convenções tradicionais com as novidades do futuro para se obter novas experiências. A contrapartida é o imóvel com tratamento térmico e acústico, ecologicamente correto, barato e de execução em tempo recorde em relação a outros sistemas construtivos contemporâneos, assim como o wood frame (construção leve com perfis de madeira) e steel frame (construção leve com perfis em aço).


*imagem ilustrativa


Referências:

https://gizmodo.com/shipping-container-offices-are-right-at-home-on-an-indu-1718707385

https://sustentarqui.com.br/dicas/construcao-em-conteiner/

https://sustentarqui.com.br/produtos/ecofossa/

https://sustentarqui.com.br/produtos/agua-potavel-atraves-ar/

https://sustentarqui.com.br/construcao/3-casas-brasileiras-sustentaveis/

http://cobraclog.com.br/saiba-mais/o-container

https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-o-painel-solar-fotovoltaico.html

https://minhacasacontainer.com/2014/06/30/quanto-custa-uma-casa-container/

http://www.bemparana.com.br/noticia/243448/curitiba-inaugura-hoje-a-1a-casa-container-de-alto-padrao

http://www.ecocontainer.com.br/doacoes/

http://www.multicontainer.com.br/

http://www.oceanocontainers.com.br/?gclid=EAIaIQobChMIxqG1i4KV2gIVRYCRCh0mQgI5EAMYASAAEgK0HPD_BwE

file:///H:/4%20-%20P%C3%93S%20A.S.%20PUC-PR/TCC/LEVANTAMENTO%20DE%20MATERIAL/1282-5730-1-PB.pdf

http://casacompletaimoveis.com.br/constru%C3%A7%C3%A3o-alto-padr%C3%A3o

https://minhacasacontainer.com/2014/09/24/bti-brasil-conteineres-casas-container-para-todo-o-brasil/

https://www.campograndenews.com.br/lado-b/arquitetura-23-08-2011-08/casa-por-rs-80-mil-entregue-em-45-dias-usa-estrutura-de-container

https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Casas/noticia/2017/01/casal-vive-em-casa-feita-com-containers-ha-6-anos.html

http://www.limaonagua.com.br/casa/15-lindas-casas-feitas-com-containers-reciclados/

https://decorandotudo.org/casa/casa-container/


0 visualização
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

©Gazzalle Arquitetura. Por Booom Criative

CAU-PR A74350-0